17 curiosidades sobre "Parasita", filme indicado ao OSCAR 2020

By Carlos Ferreira - fevereiro 09, 2020



A casa (e toda a vizinhança) da família Kim foi montada em um set que também funciona como aquário!


1. Inicialmente o filme iria se chamar "Decalque".


NEON / CJ Entertainment
O diretor e escritor Bong Joon-ho disse ao The Hollywood Reporter "quando você olha para o resultado de um decalque, os dois lados parecem idênticos à primeira vista. Mas, se olhar com atenção, verá que existem diferenças. Isso meio que explica algo sobre as duas famílias do filme."

2. A casa (e toda a vizinhança) da família Kim foi montada em um set que também funciona como aquário.


HanCinema / Via youtube.com
A equipe responsável pela parte artística também visitou casas abandonadas que seriam demolidas a fim de coletar materiais e itens para o cenário.

3. O primeiro andar e o quintal da casa dos Park foram montados em um terreno baldio em Jeonju, na Coreia do Sul. Uma tela verde foi colocada na parte de cima para que eles pudessem acrescentar um segundo andar. Cada quarto da casa foi montado separadamente em estúdio.


HanCinema / Via youtube.com
Bong Joon-ho disse à Vulture, "Há cerca de 480 cenas com efeitos especiais, mas não se percebe isso no filme."

4. O filme foi inicialmente imaginado como uma peça de teatro quando Bong Joon-ho teve a ideia do roteiro, em 2013.


NEON / CJ Entertainment
Na peça, o palco seria dividido entre as duas casas.

5. Bong disse que a inspiração veio da sua própria vida. Ele trabalhou como tutor para uma família rica quando estava na faculdade e frequentemente sentia como se os estivesse "espiando".


Lars Niki / Getty Images
O rapaz para quem ele estava sendo tutor, na época, chegou até a mostrar a ele a sauna particular da família, e isso também foi representado no filme.

6. Tanto Choi Woo-shik quanto Song Kang-ho não faziam nem ideia sobre do que se tratava o filme ao aceitar os papéis. Ambos já haviam participado de trabalhos com o diretor e confiavam plenamente nele.


NEON / CJ Entertainment
Choi trabalhou com Bong em "Okja", e Song trabalhou com ele em "Memórias de um Assassinato", "The Host", e "Snowpiercer".

7. Park So-dam também não sabia do que se tratava o filme antes de aceitar o papel. Tudo o que Bong disse a ela foi que ela faria o papel da filha de Song e que ela poderia recusar se quisesse. Claro que ela não recusou.



NEON / CJ Entertainment
De início, ela até achou que ele estava brincando.

8. Bong estava super ansioso para saber se Song iria ou não gostar do roteiro de "Parasita". Ele chegou a dizer que se Song não aprovasse, ele até cancelaria o projeto.


Pascal Le Segretain / Getty Images
Bong disse: "Não havia alternativa. Só ele poderia fazer o papel."

9. O tradutor teve que inventar a palavra "ram-don" para o filme, que é nome de um prato feito com dois sabores diferentes de tempero para macarrão instantâneo: feijão preto e frutos do mar condimentados.



NEON / CJ Entertainment
O nome original do prato é jjapaguri, mas é extremamente difícil de traduzir por ser uma combinação do nome de duas marcas.

10. Quando o pai está olhando os documentos falsificados, na verdade ele diz: "Universidade Nacional de Seul," mas a legenda em inglês diz "Oxford." Isso se deve ao fato de Bong e o tradutor concordarem que, para a piada ter efeito, a audiência estrangeira tinha que entendê-la imediatamente.


NEON / CJ Entertainment
"Uau, Oxford tem graduação em falsificação de documentos?

11. Diferente da maioria dos diretores, Bong frequentemente demonstrava a atuação para os atores, e então tudo o que eles tinham que fazer era seguir as instruções dele.


12. Bong disse que não percebeu que tinha colocado tanta água na história, mas que isso combinou muito bem com o tema do filme. Ele comentou com a audiência no Festival Internacional de Cinema de Toronto, "a água não é importante por si só, [mas o fato de] ela correr de cima para baixo, serve como um elemento trágico e dramático nesse filme."


NEON / CJ Entertainment
E ele acrescentou, "a água sempre flui dos mais ricos para os mais pobres, nunca ao contrário."

13. Lee Jeong-eun — que interpreta a governanta Moon-gwang — também foi a dubladora de Okja, no filme de mesmo nome, do mesmo diretor, em 2017.




NEON / CJ Entertainment, Netflix

14. A musiquinha que Kim Ki-jung e Kim Ki-woo cantam antes de entrarem na residência dos Park é realmente uma canção comum na Coreia, que as crianças usam para memorizar coisas.


NEON / CJ Entertainment

15. A pressão da água foi testada para a gravação da cena onde Kim Ki-jung fuma um cigarro sentado no vaso que está transbordando. Eles queriam determinar qual a pressão ideal para água do esgoto. Bong disse à GQ: "a equipe de efeitos especiais se preparou bastante para criar a cena."


NEON / CJ Entertainment

16. Choi Woo-shik gravou uma canção chamada "Soju One Glass" para a trilha sonora, que foi co-escrita pelo diretor e compositor Jaeil Jung.


NEON / CJ Entertainment

17. E finalmente, apesar de sonhar com isso no final do filme, levaria cerca de 540 anos para Kim Ki-woo comprar a casa em que está preso, baseado em seu salário médio.


NEON / CJ Entertainment
Esse total foi calculado pelo diretor.
Este post foi traduzido do inglês.

  • Share:

You Might Also Like

0 Comments