Como aprender uma língua estrangeira: algumas recomendações gerais 🌿

By Carlos Ferreira - fevereiro 14, 2020



O ponto de partida é o estabelecimento correto de metas. Antes de mais nada, pense por que você deveria aprender uma língua estrangeira - estudar, mudar para outro país, ressuscitar na memória e melhorar o conhecimento escolar, como um hobby. Uma resposta honesta a esta pergunta permitirá que você crie um programa de treinamento adaptado às suas necessidades.

1. Mergulho 🌿 


Você provavelmente já ouviu repetidamente a afirmação de que qualquer idioma é muito mais fácil de aprender, sendo completamente imerso no ambiente natural. Mas e se você não puder aprender inglês no Reino Unido ou espanhol na Espanha? A resposta é óbvia - tente criar um ambiente adequado em casa. Alcançar semelhança máxima, é claro, é impossível. Mas ler livros, assistir filmes e programas de TV, ouvir gravações de áudio, praticar idiomas - tudo isso está disponível para quem tem Internet. Tente cercar-se do idioma que estiver aprendendo o máximo possível e não use apenas materiais educacionais.

2. Gamificação do processo 🌿 


O uso de jogos pode expandir significativamente o arsenal de métodos de auto-educação, tornar-se outro elemento da "imersão" no estudo. Milhares de aplicativos e jogos online foram criados para ajudar os alunos, a maioria dos quais é grátis. Mas outra coisa é importante - eles criam oportunidades para a expansão e diversidade de métodos de ensino, que não são permitidos de usar.

3. Não é uma tradução literal 🌿 


Na fase de aprender uma língua estrangeira, uma habilidade importante será a leitura, com o objetivo de não traduzir literalmente o texto, mas simplesmente entendê-lo. Leia-o com cuidado, devagar, mas não procure no dicionário o significado de cada nova palavra. Talvez seu significado possa ser previsto com base no contexto. Que seja apenas um palpite - no final, o significado geral será entendido por você. Assim, além do desenvolvimento do pensamento associativo e indutivo, você treinará e memorizará as palavras. Mas há uma ressalva significativa - você pode usar essa técnica quando já possui pelo menos o básico do idioma que está aprendendo.

4. Limite diário 🌿 


Estabeleça uma meta - aprender 20 a 30 novas palavras por dia, 5 das quais são verbos. Há uma opinião de que é melhor que as palavras comecem com uma letra, por exemplo, hoje com "A", amanhã com "B" etc. Isso permitirá que você estruture as informações. Mas isso fica a seu critério - a escolha pode não ser tão rigorosa e consistir em palavras aleatórias.

Outra técnica para aprender novas palavras é usar cartões. Além disso, tanto os papéis tradicionais com palavras escritas de um lado em português quanto os outros em estrangeiros, assim como os digitais criados com programas como o Anki. O método pode ser aplicado àqueles que já avançaram no estudo. Somente o método de formação de cartas deve ser escolhido de maneira diferente: em vez de traduzir, escreva de um lado uma aplicação explicativa no idioma que você está aprendendo e um exemplo do uso da palavra em uma frase.

5. Fale 🌿 


Deve-se lembrar que aprender um idioma será praticamente inútil se você não o praticar de tempos em tempos. Para fazer isso hoje, você nem precisa sair de casa - ligue pelo Skype (o whatsapp também funciona) com as mesmas pessoas que você costuma estudar , falando apenas a língua que pretende aprender. A ajuda será mútua. Por exemplo, você pode encontrar um interlocutor e um professor em uma pessoa usando serviços como o Italki.

6. Paciência e trabalho em qualquer idade 🌿 


Entre as pessoas ao seu redor, sempre haverá céticos que, espantados, erguem as sobrancelhas depois de aprenderem que você quer aprender um idioma do zero. Não permita que tais formulações semeiem um grão de incerteza em sua mente e, além disso, se decepcionem com suas próprias habilidades. Paciência e trabalho trarão tudo. Aprender para obter resultados é, por definição, nunca fácil, portanto, vá muito ao seu objetivo. Os estudos confirmam que você pode começar a aprender um idioma e obter sucesso nesse assunto em qualquer idade.

  • Share:

You Might Also Like

0 Comments