#COVID19 - Informações Importantes Sobre o Novo Coronavírus (Prevenção)

By Carlos Ferreira - março 18, 2020


O uso de máscara cirúrgica, aquelas brancas, não está indicada para uso de rotina em qualquer pessoa. A máscara cirúrgica não impede que as gotículas de saliva presentes no ar contaminado entrem em contato com sua pele, olhos e mucosas. 

Quando você compra máscara e fica usando achando que o vírus não vai passar por ela, você só vai fazer diminuir o estoque e quando realmente precisar haverá poucas ou nenhuma disponível.

Quando alguém tá falando, tossindo ou espirrando, a máscara cirúrgica dificulta que as gotas de saliva fiquem circulando no ar e infectem outras pessoas, por isso elas estão indicadas a pessoas confirmadas, suspeitas ou em observação. 

Assim, a lavagem das mãos com água e sabão e higienização com álcool gel 70% é a melhor forma de prevenir que você tenha a doença. 

Cuidado ao levar as mãos no rosto também. O vírus sobrevive em superfícies contaminadas.


Os sintomas são semelhantes aos da gripe, em algumas pessoas com uma boa imunidade pode parecer até um resfriado. Porém há uma grande preocupação, que é a relacionada às pessoas de risco.

Os idosos, até pelo próprio processo de envelhecimento, tendem a ter um sistema imunológico "mais fraco" que um jovem ou adulto. E como moramos em um país em que boa parte destes idosos possuem comorbidades (como doenças crônicas, hipertensão, diabetes) fica mais difícil para o organismo combater infecções respiratórias. Por isso a preocupação da OMS.

Então se você tem um avô/avó, converse com a sua família a terem cuidados redobrados com eles, principalmente se alguém aparecer "gripado" entre vocês. Alerte para que não entrem em contato com eles e expliquem também os motivos para que eles não se sintam abandonados pela família.

No grupo de risco também entram pessoas imunodeprimidas, que já possuem um sistema imunológico "mais fraco".


E quando procurar ajuda médica?

A infecção pelo coronavírus pode causar febre, tosse, "nariz entupido", dor no corpo, moleza. Existem algumas medicações que podem reduzir a febre e a dor no corpo. Caso vocês percebam que passaram a ter dificuldade para respirar, desmaios pela falta de ar, febre que não baixa, secreção em grande quantidade, respiração ofegante é necessário procurar ajuda médica. Se tiverem "postinho de saúde" perto de casa, podem ir para eles. Os profissionais lá vão saber a melhor forma para atendê-lo e encaminhar, caso seja necessário. Evitem ir direto à UPA ou ao Hospital, claro, se não for uma urgência. 

 O famoso "PARACETAMOL" é uma das medicações mais utilizadas para abrandar os sintomas. Ele diminui a dor e ajuda a baixar a febre. Além de ser barato e quase todo mundo ter acesso. 

EVITEM O USO DE IBUPROFENO.

Tomem bastante líquido. 

Comam coisas leves e não processadas. Evitem "comidas de rua". 

Tomem banhos mornos, aqueles "quebrando a frieza".


Lembram da máscara?

Quando for a uma unidade hospitalar por estar apresentando algum sintoma suspeito que não dá mais pra ficar em casa, coloquem ela no rosto.

Quando estiverem em casa coloquem ela para ajudar a não transmitir para seus familiares.

Não receba visitas e fique na famosa "quarentena".

Se você trabalha ou estuda, vá a um serviço de saúde para que o médico possa dar o atestado de afastamento no período que ele achar necessário. Assim, você evita faltas e demissões. Bote a máscara, tá, quando for.

Também se você entrar em contato com alguém suspeito ou confirmado, avisa a algum profissional de saúde para que ele te direcione corretamente e você não tenha prejuízos trabalhistas.


Além de medidas de higiene, é importante lembrar que procurar unidades de saúde sem apresentar sinais de gravidade pode fazer com que vocês fiquem expostos nestes locais, acabem transmitindo a "virose" que estão apresentando de forma leve ou então se contaminando com alguma infecção, visto que o sistema de saúde já é superlotado por natureza. Então só procurem suporte médico caso percebam alguma alteração dos sintomas mais grave, como já falei anteriormente. Tem um aplicativo do Ministério da Saúde, chamado coronavírus, que pode ajudar vocês a diferenciar algum sintoma leve ou de urgência, que necessite de cuidados clínicos. Oriento que baixem.



Técnica para lavar as mãos, por Drauzio Varella. 


  • Share:

You Might Also Like

0 Comments