Corrida de Rua - Parte II "Os Tipos de Pisadas"

08:00

Oláaaaaa, Ramigss..
Hoje eu estou postando no lugar da nossa Ramiga Alana só para a gente não perder o ritmo da corrida. Na próxima quarta-feira ela estará de volta com um post mega legal para vocês. Sintam saudade dela, chamem por ela, gritem, chorem, corram atrás dela! rs.

Dando continuidade ao tema de corrida de rua, vamos abordar hoje uma parte essencial para quem decide correr: O tipo de pisada.
Conhecer o seu tipo de pisada é indispensável na hora de escolher o melhor calçado, avaliar o melhor terreno e não correr risco de machucar suas articulações. Se vamos fazer um esporte, precisamos pensar na nossa segurança em primeiro lugar. Entãooo.. vamos lá.

Para começo de conversa, precisamos realizar o teste da pisada.
Algumas lojas de calçados, das mais conceituadas, oferecem um teste na própria loja, mas o melhor é você ser avaliado por um ortopedista ou médico do esporte. Vamos começar correto para que não termine errado.

O modo como cada pessoa pisa é determinado pelas características anatômicas daquele ser humano. Entre um dos fatores influentes está o tipo de pé. A ortopedia classifica os pés de três formas: Pé Normal, Pé Plano e Pé Cavo.

O Pé Normal é o tipo mais comum, onde o peso do corpo é distribuído de forma mais equilibrada.
O Pé Plano  também conhecido como pé chato, toca o chão quase que por inteiro e possui um formato reto.
Pé Cavo é aquele que tem um arco bem acentuado e curvado, onde a planta do pé quase não toca o chão.

A disposição dos joelhos também influencia na pisada, essa articulação pode possuir alguns desvios classificados de duas maneiras:
Joelho valgo, que consiste na aproximação das articulações e no afastamento dos pés, caracterizando as chamadas pernas para dentro.
Joelho varo, que representa o arqueamento das pernas, promovendo a projeção das articulações para fora.


Além do tipo de pé e da disposição dos joelhos, o ângulo formado pelo quadril e a flexibilidade de articulações, como as do tornozelo são características anatômicas que somadas ao equilíbrio dos músculos específico de cada pessoa fazem com que cada uma delas apresente um determinado tipo de pisada.


01 -  Pisada Neutra
A pisada neutra tem por característica impulsionar a passada com toda a parte frontal do pé. O impulso começa com a parte externa do calcanhar e o pé rotaciona ligeiramente para dentro, acontecendo o contato com o solo do lado externo do calcanhar e então ocorre uma rotação moderada para dentro, terminando a passada no centro da planta do pé. Cerca de 45% da população mundial tem essa pisada, e são os que têm menos restrições na hora de escolher um tênis, bastando apenas um amortecimento leve.

02 - Pisada Supinada
A pisada supinada é aquela em que a pessoa utiliza a parte externa do pé e principalmente a área do dedo mínimo para se impulsionar. Essa passada inicia o esforço no calcanhar e mantêm o contato do pé com o solo do lado externo, terminando a pisada na base do dedinho. Normalmente pessoas como o pé cavo realizam esse tipo de pisada, sendo uma parcela muito pequena da população mundial, apenas 5%. “Supinadores” têm o pé mais rígido e necessitam de calçados com reforço no amortecimento, além de controle de estabilidade.

03 - Pisada Pronada
Apisada pronada começa com o lado esquerdo do calcanhar e finaliza nas regiões próximas do dedão. Nessa pisada quando a parte de fora do calcanhar toca no chão, o pé inicia uma rotação excessiva para dentro, ou algumas vezes um pouco mais para a parte interna, para então ocorrer uma rotação acentuada do pé para dentro, terminando a passada perto das pontas dos dedos. 50% da população mundial tem essa pisada, que é mais comum em mulheres, pois serve como preparação pra a gravidez, tênis com amortecimento e controle de estabilidade leve são os mais indicados.

Ramigs, como a maioria de nos não temos um acompanhamento como deveríamos, com um ortopedista especializado em tornozelo e pé, a gente pode tentar descobrir o nosso tipo de pisada de duas maneiras bem simples:

O melhor é avaliar um tênis neutro, ou seja, um tênis que apresenta o mesmo suporte dos dois lados da entressola, sem nenhuma tecnologia para controle de pronação. Observe o desgaste do solado de um tênis antigo de preferência com solado reto:
  • Desgaste Uniforme: Pisada Neutra
  • Desgaste na Parte Interna: Pisada Pronada
  • Desgaste na Parte Externa: Pisada Supinada

Caso você não tenha acesso a especialistas e nem um tênis neutro velho para saber qual é a sua pisada, este outro teste caseiro pode te ajudar:
Molhe a sola do pé e caminhe sobre uma folha de papel qualquer, pode ser um jornal de ontem. Depois compare o desenho feito na folha para saber se sua pisada é normal, pronada ou supinada.
Se sua pisada for normal às áreas molhadas no papel serão mais uniformes. Se você tiver uma pisada pronada toda à área que o seu pé tocar ficará molhada, indicando que você tem um pé plano. Na pisada supinada às áreas mais molhadas serão as do calcanhar e a da ponta do pé, o que mostra que você possui um pé cavo.

Então Ramigs, o assunto hoje foi longo heim..
Creio que lendo a Parte I e a Parte II desta série de Corrida de Rua, vocês já tenham se animado um pouquinho heim, imaginem só o que vem na Parte III.

Quem já fez o teste da pisada? Conta pra gente como foi e qual o seu tipo de pisada.
Com certeza, com essa informação, você vai render muito mais, pois você usará o tênis ideal para corrida e evitar lesões e sentirá muito mais conforto na hora de correr.
Boa Corrida, Ramigs.

XOXO

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