Criando Planners e Bullet Journals

By CynthiaACBranco - junho 28, 2017


 
Fala, Ramigs.
Tudo bem com vocês?

Hoje eu trouxe para vocês um tema bem interessante, que eu amo, acho lindo, desejo fazer, começo e nunca termino, então vamos aproveitar esse segundo semestre para preparar o nosso planner/bullet jornal com diversos tipos de acompanhamentos para tentar usá-lo de maneira mais eficiente no próximo ano, que tal? Será que vamos conseguir?

Primeiramente precisamos definir qual o material que iremos usar.
Para fazer o seu planner ou bullet journal, você pode utilizar qualquer tipo de caderno, o que vale é a criatividade. Geralmente utiliza-se moleskines, fichários com folhas pontilhadas ou quadriculadas e um tamanho inferior ao comum A4. Com esse primeiro material na mão, vamos iniciar os trabalhos.
Eu aconselho a utilizar um fichário, pois, caso você erre alguma coisinha na etapa de preparação, é só trocar a folha e pronto.


Para otimizar o espaço, usa-se legenda para demonstrar o que significa tal atividade relacionada em seu planner/bullet journal. É uma boa ideia ter um padrão, e se você pensar bem, vai se encaixar em todas as atividades que você precisa.

 Ser criativo é bom, é lindo é inspirador, mas se você não nasceu com esse dom, vale a pena dar uma conferida nessas dicas aqui para deixar seu caderninho com a sua cara.

 


Sua rotina, suas responsabilidades diárias, aquela continha para pagar ou aquele médico que você marcou precisam estar em algum lugar, né? Nem sempre você tem disponibilidade para registrar tudo em um celular, então, é interessante que você também possa controlar sua agenda com mais sofisticação e de maneira rápida. Essas dicas vão te inspirar a deixar um pouco de lado aquela agenda permanente que o fornecedor da sua empresa te deu, cheia de propagandas e telefones comerciais. Olha só que lindo:


Esse vai ser o primeiro que eu vou fazer no meu planner/Bullet Journal. Esse controle é apenas magnífico, e se você, assim como eu, também gosta das coisas coloridas e pré-prontas, olha só esses modelinhos. É só escolher um, pegar o estojo de canetas e mãos à obra.

Muitos de nós usamos muitos aplicativos para controlar nossa meta de leitura, não é mesmo? Eu, por exemplo, além de ter a lista aqui no blog (o que, aliás, tá bem atrasada) ainda faço uma meta no Skoob e também no celular, onde eu listo os livros que quero ler, mas se você preferir fazer esse acompanhamento no seu caderninho, que não vai desgrudar de você no próximo ano, é só seguir uma dessas dicas e ir em frente. Quando fica bonitinho assim dá até vontade de ler só para completar o planner, heim?


Filme é vida! E já que temos a Netflix para nos ajudar nessa jornada em várias viagens, nada como documentar nossas horas investidas em filmes através desses controles fofos e criativos. Tem um mais lindo que o outro, é só escolher o que combina mais com você e começar a registrar. Eu já sei qual será o meu.
Assim como os filmes, as séries fazem parte da nossa vida assim como comer e dormir, não é mesmo, já virou rotina e mesmo que a gente tenha a Netflix para controlar nossos episódios, há quem goste de ter tudo em papel, eu amo e vou proteger o papel para sempre, mas é bom a gente fazer bom uso, não é mesmo? Sendo assim, vou escolher o meu modelinho de séries e começar a monitorar tudo que está na fila, não vai mais ter dia morgado em casa com todo esse planejamento, olha só:
 
Ficar dependendo do facebook para lembrar o aniversário do coleguinha não é uma boa prática, heim.. as vezes você pode perder uma data importante por não ter tempo de acessar a rede social ou por não dar atenção aos lembretinhos que ele manda. É interessante ter esse controle o mais perto possível da gente, dessa maneira, podemos até planejar aquela festinha surpresa, como era feito há um tempo. Hoje as coisas estão mais automatizadas, ah, o app vai me lembrar, pronto, feito.. as coisas estão perdendo um pouco a importância devido a tudo isso, então, esse controle de nivers não pode faltar heim.. Aproveite para anotar que meu aniversário é dia 26 de Junho.. Sim, foi há poucos dias *--*

Se você, assim como eu, faz aquela retrospectiva de como foi o seu ano e faz aquele planejamento do próximo ano, isso aqui vai ter ajudar e muito.. de maneira bem colorida, você vai ver como foram seus dias ao longo do ano e desta maneira, reavaliar o que você pretende fazer para o próximo ano.. se preferir, pode fazer por mês, mas eu acho que por ano fica genial.. cada dia com sua cor em uma única página você já sabe se teve um ano super feliz ou não. Já quero!
 

Atrelado a muitos outros que falei aqui para vocês, esse acompanhamento para mudança de hábitos é simplesmente genial, dá para controlar direitinho a preguiça e as pisadas de bola na dieta, com os amigos, a quantidade de água bebida Durante o dia.. hábitos alimentares, para quem tem algum problema com cigarro ou álcool, também é interessante acompanhar os dias em que superou isso. Eu simplesmente amei tudo isso, e com certeza também vai fazer parte do meu.. Tô louca que chegue o final do ano de 2018 para eu  mostrar para vocês o resultado do meu controle.

A roda da vida é uma ferramenta bem interessante para você conseguir visualizar de forma gráfica como está a sua vida em todos os aspectos.
Para que sua vida seja harmoniosa é importante que sua roda seja capaz de girar, por isso que, ao pintar sua roda, você consegue visualizar que em alguns pontos você está mais realizada que outros.. Vale a pena passar por essa avaliação pessoal e com base nessa avaliação inicial, você definir objetivos para melhorar os aspectos que estão com um nível mais baixo. Você faz uma no comecinho do ano e faz outra no final.. assim você poderá comparar o desenvolvimento da sua vida como um todo ao longo do ano. Essa é uma estratégia usada em grandes organizações para que possa melhorar a qualidade de vida de seus funcionários, se tem uma coisa que eu sei é: Se conhecer é a melhor coisa da vida. Eu vou fazer a minha e você?

Uma dica Ramigs: Beba água! Simples assim..
Se você achar que controlar esse tipo de hábito via caderninho já é um exagero, baixe um app no seu celular que te lembre de fazer isso, é sério e é importante.

Sabemos que na correria do dia-a-dia, muitas vezes, não bebemos a quantidade de água requerida para o dia, com base no nosso tamanho e rotina, e se você acha que todo mundo precisa de 3 litros de água por dia, é melhor ver esse cálculozinho aqui, as coisas não são bem assim heim.. olha só:

35ml de água X Peso (Se você pesa 60kg: 35 x 60 = 2100 ou seja 2,1L de água por dia).

Dessa maneira, você pode controlar no seu app ou no seu caderninho a quantidade de água que você bebe, aí fica a seu critério. ;) 
Então é isso, Ramigs.
Espero que vocês tenham gostado.
Até a próxima..
xoxo

  • Share:

You Might Also Like

1 Comments

  1. Ahhhhh! Amei, eu tô a louca dos planners e bullet journal tudo! Vou salvar seu post nos favoritos da vida.

    ResponderExcluir