COLEÇÃO DE BORDADOS CRIADOS A PARTIR DE ILUSTRAÇÕES AUTORAIS LGBTQI+

By Carlos Ferreira - outubro 10, 2018

Arquiteto e fundador da loja online Caixote dos Milagres, Affonso Malagutti lança coleção exclusiva de bordados criados a partir de suas ilustrações autorais. 
Arquitetura e Urbanismo foram as áreas de formação na Universidade escolhidas por ele, mas Affonso Malaguttifã dos trabalhos manuais desde criança, pôde se dedicar ao seu desejo antigo de comercializar objetos de decoração que já fazia para si mesmo logo após concluir a faculdade.
Extremamente habilidoso e adepto do DIY (faça você mesmo), Affonso extraiu elementos e experiências adquiridas durante o período do curso para desenvolver as suas peças cheias de cores. Foi assim que em 2015 nascia a Caixote dos Milagres, sua loja online que oferece objetos de decoração confeccionados à mão por ele mesmo.
Além de valorizar e se dedicar ao trabalho artesanal, aos 25 anos de idade, Affonso também executa trabalhos na esfera do Design Gráficoescreve sobre Decoração e Arte para portais online (inclusive aqui no FTC!) e é co-fundador e membro de um coletivo que propõe debates e ações que perpetuam a cultura do consumo artesanal e de pequena escala.
A CAIXOTE DOS MILAGRES
Affonso conta que adora qualquer atividade artística manual, e acredita que com criatividade é possível transformar o espaço e as pessoas ao seu redor. Aos poucos, os planos de comercializar seus produtos foram evoluindo e ganhando forma, até se tornar sua principal atividade no ano de 2017. A experiência de cuidar de um comércio online sozinho trouxe experiências em relação a técnicas e materiais, a comércio e marketing digital.
“A loja não mudou minha vida somente na esfera profissional, mas também mudou quem eu sou como pessoa e como eu me enxergo hoje. Além disso, posso explorar meu lado criativo e oferecer produtos únicos, que me enchem de felicidade quando trazem algum tipo de identificação com outras pessoas”.
Seu primeiro contato com o bordado manual se deu logo no início da criação da Caixote dos Milagres, quando passou a bordar intuitivamente temas que o interessavam, a procura de uma identidade visual própria.
Após anos de experimentação, essa identidade tomou forma por completo em 2018, com o lançamento de sua coleção chamada “Identidade”. São 7 bastidores que foram bordados a partir de ilustrações do próprio autor, todas muito conectadas com sua personalidade e maneira de enxergar o mundo e a sociedade.
LINHA DE BASTIDORES ASSINADA
linha de bastidores lançada por Affonso tem como ponto de partida as ilustrações autoraiscriadas por ele, que traduziu a linguagem do desenho para pontos e linhas. Intituladas como Identidade, Arco-hera, Unidade, Existência, Semente, Cabeça Aberta e Empatia, as peças tem uma inspiração muito interna do autor, criando conexões que ligam seu imaginário com o tecidos e agulhas.
“O objetivo da criação dessa linha de bordados é externalizar os sentimentos e experiências vividas em relação a mim próprio e à sociedade”, comenta Affonso. Os aros de madeira têm 16 cm de diâmetro e são bordados em tecido de algodão na cor branca, que remete ao papel no qual as ilustrações foram originalmente criadas.
As cores do arco-íris são unânimes nas peças, que fazem referência ao contexto LGBTQI+ no qual o artista está inserido, buscando dar luz às questões que o afligem enquanto indivíduo e enquanto membro da bandeira LGBTQI+.
“Esses primeiros bastidores assinados especificamente tem uma ligação muito forte comigo, e é essencial ter um arco-íris pra me representar ali. Mas não necessariamente os próximos serão com essa temática. Estou sempre cheio de ideias!”
Para conferir mais sobre o trabalho de Affonso e adquirir suas peças incríveis, bordados e outros objetos exclusivos criados para decoração, visite o site da Caixote dos Milagres e seu Instagram e Facebook!

  • Share:

You Might Also Like

0 Comments