5 DICAS PARA SER MAIS FELIZ NO TRABALHO

09:00

Startup Stock Photos
Está provado: o melhor lugar para ter ideias inovadoras é fora do escritório. A gente já até falou aqui sobre 4 dicas simples para o dia a dia que dão um impulso na criatividade, além do ambiente do trabalho. Isso inclui tomar banho, observar pessoas e coisas, trabalhar em uma cafeteria e até caminhar.
Todos nós queremos encontrar a felicidade tanto em casa quanto no escritório, mas segundo pesquisas da Ernst & Young, 24% dos trabalhadores norte-americanos confirmam que manter o equilíbrio está ficando cada vez mais difícil. Isso porque o lado profissional está tomando mais tempo do que deveria, e as atividades pessoais ficam cada vez mais de escanteio.
follow-the-colours-dicas-dia-dia-melhorar-trabalho-gratidao
O estudo comprova: cerca de metade dos gestores trabalham mais de 40 horas por semana e a maioria (55%) terminará o ano sem tirar férias, apesar desse tempo ser super importante para a saúde. Muitos especialistas dizem que esse lance de equilibrar trabalho-vida é um mito.
A vida profissional e vida pessoal não estão separadas; há apenas a “vida”e a felicidade vem ao descobrir uma maneira de combinar os dois pontos sem ter nenhum problema.
Pensando nisso, aqui estão 5 dicas simples do dia a dia que ajudam você a ser mais feliz no trabalho. Confira:
follow-the-colours-dicas-dia-dia-melhorar-trabalho-diario-gratidao
1 – Pratique a #gratidão 
Uma pesquisa provou que pessoas felizes e gratas fazem um melhor trabalho, por isso, quando você está em casa, escolha fazer atividades que te deixam bem.
“A vida muitas vezes inclui uma lista de tarefas e obrigações. Todas essas responsabilidades podem ser bem chatas e se você não está disposto a realizá-las, isso pode ficar pior ainda. Por isso, devemos criar um dia a dia leve, junto a família que nos preenche, amigos que nos põe para cima todos os dias. Assim, transferimos essa felicidade ao trabalhar.”
Faça também um ‘check-in de felicidade‘, acrescenta Tim Bono, que dá palestras sobre Psicologia da Felicidade na Universidade de Washington em St. Louis. “Tire um tempo de vez em quando para lembrar-se do que está indo bem”, diz ele, explicando:
“É fácil de se atolar com relatórios, apresentações e outros aborrecimentos, mas também é importante chamar a atenção para as coisas que estão dando certo. A pesquisa mostra que os adultos que tomam apenas alguns minutos a cada semana para refletir sobre o que eles são gratos (mesmo em meio aos estresses da vida) se sentem melhor sobre a vida em geral, relatam mais otimismo e até mesmo ficam doentes com menos frequência.”
É legal também manter um mini diário da gratidão, onde você anota as coisas que te trouxeram pequenos prazeres naquele dia: o pedaço de bolo delicioso que você comeu na casa da vó, a saída e a conversa que teve naquele café com o amigo que não via há anos, a recuperação boa de um parente doente e etc.
follow-the-colours-dicas-dia-dia-melhorar-trabalho-fazer-gosta
2 – Programe pequenos intervalos e faça algo que te deixa feliz 
A maioria de nós tem horas de pico durante o dia em que o corpo opera com máximo desempenho. Principalmente no trabalho, o estresse pode ser melhorado através da prática de ‘micro-momentos para recuperação’.
São aqueles poucos minutos que você reserva periodicamente para comer algo, fazer atividades que elevam a sua serenidade ou que aumentam a energia, a vitalidade a calma. A pesquisa sugere que você deve programar e agendar estes mini-breaks em seus dias até que isso se torne um hábito.
Caminhe, faça alguns alongamentos, leia um livro, brinque com o cachorro, vá na yoga ou simplesmente tome uma xícara de chá. Escolha fazer o que te deixa feliz. Sabe aqueles pequenos prazeres do dia a dia?
follow-the-colours-dicas-dia-dia-melhorar-trabalho-valorize-pontos-fortes
3 – Valorize seus pontos fortes
Você pode melhorar a sua vida no trabalho ao valorizar suas qualidades autênticas“Seus pontos fortes definem quem você é: criativo, enérgico, otimista, extrovertido, compassivo, prudente”. É importante compreender, valorizá-los e aproveitar suas qualidades, isso vai te trazer mais engajamento e energia.
Se você não tem certeza de seus pontos fortes, há um preenchimento online (em inglês) de um questionário livre no site viacharacter.org. O material é muito usado por cientistas no campo da psicologia positiva e passou por um conselho rigoroso para ser lançado.
As pessoas que estão conscientes dos seus pontos fortes e que encontram uma maneira de aplicá-los acabam fazendo as tarefas do dia a dia com mais significado.
follow-the-colours-dicas-dia-dia-melhorar-trabalho-tecnologia
4 – Crie limites para o uso da tecnologia
Uma pesquisa da CNBC Mobile Elite mostrou que 70% dos profissionais sentem que a tecnologia e os smartphones invadem o seu tempo de lazer com assuntos de trabalho.
“Às vezes, a melhor maneira de evitar a tentação de trabalhar em casa é criar uma barreira física para ajudar a manter-se presente com a sua família ou amigos”, diz Andrew Filev, CEO da-gestão do trabalho plataforma Wrike. “Quando você estiver em casa, mantenha o seu telefone em algum lugar fora do ambiente”, ele sugere. “Se você achar que é difícil fazer isso, pelo menos, coloque no silencioso ou use o modo avião.”
ansiedade causada pelos devices e o Burnout (esgotamento físico e mental) é uma ameaça real, e se a gente não tiver tempo suficiente para recarregar todas as nossas baterias vem o estresse de maneira bem rápido e pior. Descanse, aproveite os momentos com as pessoas que você gosta, faça algo que te deixa feliz = encontre muitos benefícios na hora de ir para o escritório também.
follow-the-colours-dicas-dia-dia-melhorar-trabalho-dormir
5 – Durma o suficiente
Os estudos têm demonstrado que a privação de sono pode levar a disfunção cognitivapara o corpo. Isso é similar a uma intoxicação alcoólica. Não dormir também nos torna mais reativos a pequenas perturbações, que muitas vezes não seriam um problema.
Pesquisadores do Instituto Finlandês de Saúde Ocupacional de Helsinki descobriramque a quantidade ideal de sono para ter energia e sentir-se bem no dia a dia é de 7-8 horas por noite. Mas vamos confessar: é fácil deixar o sono de lado na lista de prioridades quando você tem muito o que fazer.
O que a gente não lembra, no entanto, é que o cérebro faz um monte de trabalho importante quando dormimos. O sono aumenta a atividade no lobo frontal, aguça a nossa acuidade mental e nos ajuda a permanecer atentos para as tarefa e metas do dia seguinte. Dormir também ajuda a regular nossas emoções e manter um clima positivo. Ou seja, bons sonhos!
follow-the-colours-dicas-dia-dia-melhorar-trabalho-relax
Confira aqui, outras dicas e um infográfico exclusivo para você exercitar a criatividade durante o ano todo.
* Texto original: Fast Company. Traduzido e adaptado livremente por FTC. Imagens: Pexels.

You Might Also Like

1 comentários