Diário de Corrida

By Alana Gomes - maio 24, 2017

Ramiguinhos, vocês sabem que todos deste blog são corredores, certo? A Cynthia já participou de competições e fez posts sobre o assunto falando sobre benefícios, acessórios e tudo mais. (AQUI, AQUI e AQUI!)

Desde o ano passado eu coloquei como meta de 2017 conseguir correr e finalizar uma prova de 5K. Sei que pra muitos atletas e pessoas mais ativas isso não é nada. PORÉM pra mim é bastante. E isso faz parte do que aprendi nessa jornada. Agora que eu já me sinto bem iniciada na parada toda, eu mensalmente vou vir aqui pra compartilhar com vocês. Pra quem quer entrar nessa comigo vou dizer coisas que eu agora SEI.

A regra número um maior de todas pra nunca esquecer: 
RESPEITE SEUS LIMITES.
Vou dizer logo: tem gente que no primeiro dia de tentativa consegue correr 1Km inteiro direto de cara. MAAAAAS também tem gente que não consegue correr 100 metros sem cansar e desistir. Cada um é cada um. Eu sempre NA VIDA fiz atividades físicas mas nada como corrida. PARA MIM a corrida exige muito. Eu tinha muitas limitações, como as dores nos joelhos, o super esforço cardíaco que eu sentia que ia morrer. Várias coisas assim. Não conseguia correr nem uns 30 metros sem morrer. Foram passos de tartaruga pra chegar onde eu tô.

Comece caminhando. Não tem jeito. O corpo tem que se acostumar com o que a gente quer alcançar. Eu passei um mês de treino apenas caminhando. Pode parecer um exagero, mas como eu disse, não posso simplesmente correr logo de cara e me quebrar. Meu joelho não aguentaria, meu corpo não aguentaria.

Faça alongamentos. Um yogazim ou alongamento cai muito bem. A musculatura do corpo precisa se fortalecer de alguma forma. Eu recomendo o yoga, não precisa musculação se você não curte (meu caso).
Não siga necessariamente um plano de corrida. Eu aboli completamente isso da minha vida. Meu plano de corrida quem faz sou eu. FIM! Não adianta seguir uma coisa pré-determinada, você tem que seguir O SEU RITMO. Se você se sente confortável em caminhar tudo e correr só no fim, OKAY. Se você corre um minuto e caminha 5, OKAY. Se você corre do começo ao fim, OKAY. É algo que você vai descobrir ser o melhor pra você com o tempo. Porém, se você quer testar um plano de corrida pré determinado adapte ao seu modo. Corra 1 minuto e caminhe 10 pra descansar, se quiser. Seu corpo vai dizer seus limites. 
Eu comecei correndo 1 minuto e descansando 3. Depois vi que isso me cansava e aumentei pra 4 minutos. Com o tempo fui adaptando ao meu modo. Também já vi pessoas falando que esse esquema de correr uns minutos e descansar outros é mais tranquilo e confortável. Pra mim, não. Eu manter um mesmo ritmo é mais fácil, acostuma meu corpo e eu não penso tanto em desistir.

Respiração. Vocês já ouviram sobre isso, não é? Falam que o certo é: inspira pelo nariz, expira pela boca. Então, já tentei e ficava obcecada tentando conseguir me dar bem com isso. Um dia me contaram o quanto isso é bobagem. E é MEXXXMO! Respira do jeito que você achar melhor. O importante é respirar normal e sem forçar. Respire constante.

Postura. Ombros relaxados. Tentar olhar pra frente. Isso é realmente importante? É. Pois eu já tensionei tanto os ombros enquanto corria que lesionei um deles. Os músculos dos ombros e pescoço são muito importantes mesmo, os incômodos que você tiver por causa de correr muito tenso vão ser de dor de cabeça a dores musculares (tipo eu que passei uma semana com o ombro ferrado sem poder fazer nada direito por conta disso).
Enfim, por enquanto é isso. Aviso pra vocês que eu, pela primeira vez na vida, corri 5km ininterruptamente essa semana e por isso eu vou compartilhar todos os avanços com vocês. Porque quero um clubinho de corrida. <3 Se juntem a mim, por favor!

Para finalizar, essa cena do filme "DO QUE AS MULHERES GOSTAM" (queeeeeeem lembra?!) não define exatamente o que nós corredoras sentimos? *-*

Beigos :*

  • Share:

You Might Also Like

2 Comments

  1. Depois desse post, me deu vontade de correr tbm. *-*
    PS: Amei a fotinha do tênis de cadarço de coração.

    ResponderExcluir
  2. Seria meu sonho correr 5k? Seria sim. Meu sonho de princesa.

    ResponderExcluir