Android x iOS - Qual o melhor?

By CynthiaACBranco - abril 25, 2016


Olá, queridos Ramigs.
Lembram de mim?
Tenho certeza que vocês sentiram minha falta na segunda-feira passada (assim eu espero), mas hoje estou aqui com vocês, firme e forte, compartilhando algumas das minhas experiências com esses sistemas operacionais. Tenho que admitir que as coisas não são tão simples quanto eu imaginava. rs

Minha experiência iOS e Android

Ramigs, eu tive uma experiência até boa com o iOS, o queridinho de quase todo o mundo, princialmente dos modinhas que desejam apenas o status da maçã de Steve Jobs.
Para começar, minha história com iOS se deu no momento em que eu ganhei um sorteio nacional em uma rede social chamado Kekanto. Eu ganhei um iPhone 5C e realmente eu recebi.. Ohhhhhhhh.. Ele ficou comigo por uns 2-3anos e aí resolvi mudar para android. Por que, Cynthia, Tá louca? Simplesmente por causa da bateria que é uma bosta.
Eu não tenho o que reclamar do sistema em si, porém, a bateria dos produtos da apple é decepcionante, principalmente para quem precisa usar muuuito o celular, como eu.
Com o Android, eu estou começando a "mexer" agora e tenho que assumir que não é tão fácil quanto dizem. Eu tô penando para entender certas coisas. Coisa de amadora, relevem.
Tentando ser bem imparcial sobre o assunto, eu trouxe para vocês alguns pontos comparativos sobre os dois sistemas mais utilizado hoje em dia. 

iOS


Para começo de conversa, se você deseja utilizar este sistema operacional, você precisará possuir, obrigatoriamente um aparelho Apple, e isso se dá pelo simples fato do iOS ser um sistema proprietário, ou seja, pertence a Apple e somente a Apple, logo, coçem os bolsos, pois, nenhum smartphone da apple custa menos de 1.200 reais (novo), dos mais fraquinhos, podendo passar de 4 mil reais. É uma brincadeirinha cara, não é?
⇝ O armazenamento de um smartphone com iOS depende apenas do aparelho que você comprar. A apple ainda não se rendeu aos cartões de memória. Ela é bem controladora, e caso você queria um maior armazenamento, terá que gastar mais alguns "dinheiros" por uma conta maximizada no Icloud, por mês.
Como eu falei, iOS é tão controlador que ele, naturalmente, impossibilita o usuário de personalizar  como quiser o seu aparelho. Você não consegue nem dá uma de nerd curioso do mundo geek, se você tem um iOS, você faz apenas o que ele permite você fazer, o que para alguns, é um ponto bem positivo, pois ele é simples, enxuto e não te deixa perdido na hora de usar. Tudo é muio claro nos menus e até a sua tiazinha do interior consegue se sair bem um um iOS na mão.
O iOS é um sistema que passa por diversas atualizações, o que é bom, pois muitos bugs são corrigidos de uma versão para outra, masssss, passa a ser um ponto negativo para quem possui aparelhos mais antigos, pois a apple simplesmente decide que não vai mais atualizar os aparelhos antigos com os novos sistemas, o que pode causar uma necessidade de troca de aparelho mesmo que ele ainda esteja perfeito. Além disso, muitos aplicativos deixam de ser atualizados para versões antigas do iOS e você acaba ficando com um celular ultrapassado e sem coisas legais para fazer.
A própria apple já afirmou que os celulares dela são feitos para durar 3 anos. Então, se você investir 4 mil reais em um aparelho, fique sabendo que ele poderá durar apenas 3 anos na sua mão. É possível que depois vire um peso de papel.
Um outro detalhe importante sobre o iOS é que ele é bem limitado em relação a transferência de arquivo, sendo utilizado como principal meio, o iTunes, que tente a ser tão clean que irrita. E para quem gosta de encher a memória do celular com música, vai colocando mais esse item na conta, pois geralmente as nossas queridas páginas de músicas que antes eram salvas no cartão de memória, vão ocupar mais espaço no seu icloud, e muitas vezes, você precisará comprar o disco. Um outro detalhe super importante é que alguns Aplicativos que são grátis para android são pagos para iOS além de que alguns dão mais trabalho para achar ou até não funcionam, como é o caso do IPTV (App de TV com canais fechados), que roda facilmente no android e dão um super trabalho no iOS, eu, por exemplo, não consegui colocar para rodar no meu antigo celular =/

Android


O Android é um sistema desenvolvido pela Google e foi pensado para atender diversas companhias, o que nos dá uma variedade muito maior, nos dando liberdade de escolher o modelo de aparelho que melhor atende as nossas necessidades. Não é a toa que o Android é o sistema mais usado no mundo. Ele é versátil e atende as customizações dos parceiros muito bem, deixando o seu aparelho android com a sua cara. É super personalizável e deixa o seu smartphone com uma cara única.
Apesar de também possuir uma nuvem de armazenamento, não te limita a utilização de aplicativos Google, você tem liberdade para fazer o que bem entender com seus arquivos, desde de armazenar em cartões de memórias, memória interna, nuvem, e até transferir com mais facilidades seus arquivos.
A liberdade do andoid tem um preço, não tão caro, mas tem. Na verdade, toda essa facilidade de adaptação as nossas necessidades deixa o sistema um pouco mais bagunçado e difícil de entender. Aquela sua tiazinha que se sairia muito bem com o iOS ficaria um pouco mais confusa com um android na mão.
O sistema Android é encontrado hoje, nas maiores marcas de celulares do mundo, com aplicativo dos mais variados possíveis.
Sobre as atualizações do sistema, o Android peca um pouco, pois, por ser tão diversificado, os parceiros que definem quando será atualizado em seu aparelhos, o que gera uma variedade muito grande de versões de android entre os aparelhos em uso.

Conclusão

🎯Escolher iOS:
Dinheiro + Padronização + Status + Maior Segurança

🎯Escolher Android:
Variedade + Liberdade + Customização + Armazenamento

Mudei para o Android e estou gostando até o momento. Minha principal motivação para mudar do iOS foi a bateria dos aparelhos apple e o armazenamento, além do fato do aparelho já ser um dos últimos modelos ainda atualizáveis pela apple.

E vocês, Ramigs.
Qual sistemas vocês estão preferindo no momento? 
Conta pra gente a visão de vocês sobre esses dois sistemas.

  • Share:

You Might Also Like

2 Comments

  1. Exatamente isso, IOS é maravilhoso por não ter muitos bugs e rodar os aplicativos "perfeitamente", já o android, é bom pela memoria e personalização, mas peca pela pouca memoria interna de seus aparelhos, fazendo eles travarem bastante.

    Independente de marca eu uso sempre o google drive pra armazenar meus arquivos.

    ResponderExcluir
  2. Sobre o ios quero e distância..Android já me satisfaz.. Alem da facilidade de instalação dos apps..a memoria e ótima.. O/

    ResponderExcluir