Sinisute, te odeio

By Alana Gomes - março 30, 2016

*música fúnebre*
Ramigs, estamos aqui hoje reunidos para lembrar da nossa ramiga Alana que está nos seus últimos...

NÃÃÃÃÃO!

Mas é assim que me sinto sempre que tenho uma crise forte de sinusite.
Quebrando mais uma vez todo o meu cronograma de blogagem aproveitei para compartilhar esse problema da vida que é a saúde nasal.

Pra começo de história são muitas 'ITES', né? Diferenciar rinite e sinusite é complicado até pra mim. Mas basicamente a rinite tem mais relação com coriza, nariz escorrendo, espirros, nariz entupido e alergias. Já a sinusite é uma inflamação nas cavidades (seios paranasais, ui) do nariz que funcionam como uma espécie de câmara de ar. Ou seja, por algum motivo (que pode sim ser alergia), essas cavidades inflamam, te fazem respirar mal e DOEM.
Não é por acaso que seu rosto dói, no osso mesmo, é porque as mucosas dali estão inflamadas.


O acúmulo de secreção causa essa dor horrível. Sério. A dor de cabeça se concentra abaixo dos olhos, nas têmporas, enfim. Tem momentos que te debilita tanto que causa fraqueza, tremedeira.

A questão importante da vida é: o que fazer?
Não existe remédio milagroso (morfina, talvez?). O alívio da dor vem com muito sofrimento. Não adianta apenas tomar um comprimido e fim, isso não funciona pra mim. Eu tenho algumas técnicas e vou compartilhar rapidamente com vocês.

Compressa de gelo: uma pedrinha de gelo ou bolsa térmica colocada em cima do nariz, nas têmporas ou nas laterais do rosto alivia muito, mas é apenas momentâneo.

Nebulização: nosso amigo aerosol! De preferência apenas com soro fisiológico nele. Não use remédios para nebulização sem prescrição médica e dosagem exata (porque já fiz isso e passei mal). Use uns 10ml de soro. E mais de uma vez ao dia. Não é mágico assim.

Inalação de eucalipto: REMÉDIO NATURAL E TAMBÉM O MEEELHOOOOR DE TODOS, na minha opinião. Ponha umas folhas de eucalipto pra ferver e fim. Apague o fogo, ponha numa bacia (ou o que for) e inale o vapor que ele vai soltando. Não precisa inalar diretamente (ninguém quer sua carinha queimada), ponha ao seu lado, respirando ali por uns 30 minutos e você vai melhorar, GARANTO.

Jala Neti (ou coisa assim): é uma técnica indiana que aprendi com um amigo e sinto muito mas nem sei muito a respeito. Mas consiste em você colocar soro por uma narina e fazer ela sair pela outra. Pareceu assustador, não é? Pois eu também achei, mas no desespero eu testei e DEU CERTO. O alívio foi mágico. Observe como aqui. E não pense que você precisa do aparelho indiano esquisito pra tentar isso, pois eu não tenho e consegui.

Descongestionantes nasais: os nossos amigos comprimidos de nariz funcionam muito bem mas não são tão eficazes quanto as técnicas acima, apenas quebra o galho e melhora um pouco.

Antibióticos: quando a crise dura muitas semanas e a dor é insuportável o melhor é ir ao médico porque ele pode analisar se você precisa de antibióticos para acabar com uma possível infecção.

Antialérgicos: quando a crise dura muito tempo também pode ser uma reação alérgica a algo (poeira, pelos de animais?) que você não está tratando muito bem. E sempre se lembre de fazer o tratamento inteiro (15 dias de medicação, etc. Seguir direitinho a posologia) ou não servirá de nada.

Acho que todas essas técnicas se complementam de alguma forma. Nada melhor que um médico, CLARO. Porém, como eu tenho essas crises sempre todo dia toda hora pra sempre, acho melhor evitar comprimidos e tentar técnicas mais naturais. Fica a dica.

Ps.: escrevi esse post direto da minha cama no meu quarto escuro com uma bolsa térmica gelada na cabeça após uma sessão de aerosol.

Amo vocês. Saúde a todos. Amém!

  • Share:

You Might Also Like

2 Comments

  1. AMIGA, ainda resta vida nesse ser? Ou já podemos preparar a transferencia de corpo? HAHSAUUSASHAUSAHSAUS]

    Vou mandar esse post pro me pai ler. ele tem os ite tudim.

    ResponderExcluir