AÇAÍ: Nosso Amado e Idolatrado. Salve! Salve!

By CynthiaACBranco - março 07, 2016

Fala, Ramigs..
Estou de volta em mais um post aqui no blog, transformando a segunda-feira morgada de vocês em algo um pouco menos deprimente. rs #SouDessas

Hoje eu vou seguir um pouco para o lado da saúde e dos prazeres da vida. #Açaí.
Tenho que admitir que eu, CynthiaACBranco, de início, não gostava de açaí (#Chocadaaaa!), Provei em Belém várias vezes e não conseguia acreditar o porquê das pessoas tomarem aquilo que mais parece areia. É mesmo, povo, pra que nunca provou, ele tem uma textura areada, devido as partes solidas do fruto durante o despolpamento. 

O Açaí , fruto típico de uma palmeira amazônica O açaizeiro é uma palmeira tipicamente tropical, encontrada no estado silvestre e faz parte da vegetação das matas de terra firme, várzea e igapó, pra deixar um pouco mais claro, encontramos açaí, na sua forma mais pura, na região norte do nosso País, mas hoje, você pode encontrar facilmente em muitos estados.

O açaizeiro apresenta duas variedades super conhecidas, cuja diferenciação é feita apenas pela coloração que os frutos apresentam quando maduros, são estes:

Açaí Roxo:    

É a variedade regional predominante conhecida com açaí preto, pois seus frutos apresentam, quando maduros, uma polpa escura, da qual se obtém um suco de coloração arroxeada "cor de vinho", originando assim, a denominação popular de "vinho de açaí". 

Açaí Branco    
É assim denominado por produzir frutos cuja polpa, quando madura, se apresenta de coloração verde-escuro brilhante, fornecendo um suco (vinho) de cor creme claro.
Esse eu nunca provei, mas eu sei que ele é bem mais caro. ='(

Além de ser aproveitado de todas estas formas, o palmito do açaí (Já quero), que é muito apreciado e considerado como um prato fino, é comercializado em grande escala e chega a ser exportado.

Sim, Cynthia, o problema é que o açaí engorda pra caramba! E acho melhor a senhorita parar de tomar i-m-e-d-i-a-t-a-m-e-n-t-e.

Calmaaaa, Senhoraaaaa.. Há controvérsias, assim como o ovo, o açaí foi visto como vilão por muito tempo, mas para a felicidade geral da nação, as coisas não são tão drásticas quanto a gente imaginava, olha só:
  • A polpa do açaí é um ótimo energético, sendo que cada 100 gramas possui, em média, 127 calorias.
  • O açaí é uma fruta rica em proteínas, fibras e lipídios.
  • Encontramos nesta fruta as seguintes vitaminas: vitaminas C, B1 e B2.
  • O açaí também possui uma boa quantidade de fósforo, ferro e cálcio.

Além de tudo isso, ele também é:
Um Potente antioxidante e anti-inflamatório. É uma das frutas que têm maior poder contra os radicais livres, com efeito significativo sobre o sistema de defesa antioxidante do fígado auxiliando até mesmo na eliminação de toxinas. Seu fígado agradece?
Ohww, Cynthia, tem algo estranho! Como que 100g de Açaí, só tem ISSSOOO de calorias? Bem caros, Ramigs. Para surpresa, nada agradável, de vocês, o que "enriquece" o nosso querido Açaí é o xarope de guaraná (93 calorias de puro açúcar. Uma colher de sopa) utilizado para adoçar, além da combinação de frutas, castanhas e cereais. Vamos tomar cuidado na hora de selecionar os toppings que a gente acrescenta ao nosso açaí, isso vai fazer toda diferença na balança e vai te permitir poder usufruir dos benefícios do açaí sem ficar com dor na consciência.
Procure usar mel, para adoçar, ou uma banana madura. Além dela de te dar o doce que você precisa, ainda deixa o seu açaí com aquela aparência cremosinhas.
Uma dica para quem vai sair do Blog agora e vai preparar uma porção é: triture, com um martelinho de carne, a sua polpa antes de colocá-lo no liquidificador, pois ele vai ficar mais grossinho e com a cara daqueles açaís de novela.
Como eu sou boazinha, segue uma receita divina para usar o que tem de melhor no açaí:
MOUSSE DE AÇAÍ
INGREDIENTES
2 polpas de açaí
2 claras em neve
1 envelope de gelatina diet sem sabor
1/2 copo de leite desnatado
1/2 xícara de água morna
2 saquinhos de adoçante

MODO DE FAZER
Disssolva a gelatina na água morna. Bata a mistura no liqüidificador junto com a polpa, o leite e o adoçante até ela ficar cremosa e homogênea. Junte as claras em neve, mexendo suavemente. Deixe gelar por 6 a 8 horas.

Rendimento: 5 taças. 
Calorias: 89,08 (cada taça)
Então, Ramigs, Gostaram? Quem aqui é (sou) açaizeiro assumido? Testem a receita, me contem se deu certo, ou melhor, publiquem no instagram usando a rastag #ramigs, a gente vai conferir todas.
Até a próxima segunda-feira, com mais um post mega legal. Se vocês quiserem, podem mandar sugestões, estamos abertos ideias. 
Super beijo. xoxo

  • Share:

You Might Also Like

2 Comments

  1. Melhor que esse post, só tomando açaí lendo ele.
    Pode mandar açaí com areia dentro que nós toma tambem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com areia é que é bom que faz uma esfoliação interna.. =D

      Excluir